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Completando a Ação da Família e da Comunidade

O Curso de Educação Infantil do Colégio Carpe Diem tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança de 02 (dois) a 06 (seis) anos, em seus aspectos:

• Físico
• Psicológico
• Intelectual
• Social

Através da construção de sua identidade, autonomia e cooperação. Esse objetivo será atingido também por meio da aquisição de uma infraestrutura de noções qualitativas necessárias a toda aprendizagem da leitura e da escrita (habilidades motoras, de expressão corporal e linguagem, de orientação espacial e temporal, de lateralidade). Visa, ainda, proporcionar à criança um ambiente propício ao seu desenvolvimento global, integrando-a ao seu meio social e estimulando-a à descoberta do meio ambiente, através da garantia da liberdade de ação para realizar experiências que facilitem a compreensão desse meio.

“Afetividade e Inteligência são assim, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda conduta humana” Piaget

A afetividade é o território dos sentimentos, das paixões, das emoções, por onde transitam medo, sofrimento, interesse, alegria. Uma relação educativa pressupõe o conhecimento dos sentimentos próprios e alheios. A brincadeira e a afetividade são recursos pedagógicos indispensáveis na Educação Infantil do Colégio Carpe Diem e são eles que despertam o desejo natural de “brincar”. Se a brincadeira dá prazer, é ela que irá conduzir todo processo de ensino– aprendizagem. Os resultados são positivos, porque tudo que se aprende com prazer fica melhor aprendido.

 

A aprendizagem deve ser resultado…

A partir do Infantil as crianças têm aulas específicas de:

  As ações pedagógicas do Ensino Fundamental do Colégio Carpe Diem baseiam-se nos seguintes norteadores:

Éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

Políticos – dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

Estéticos – da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

“A Educação deve estar comprometida com a realização da pessoa humana, a preparação para o trabalho e o exercício pleno da cidadania”. (Marco Ferraz)

Alicerçado nesses princípios, esse nível de ensino tem por objetivo a formação da criança e do adolescente, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências que permitam construir conhecimentos de natureza científica e tecnológica, referentes a conceitos, procedimentos e atitudes.

Permite aos jovens compreender o mundo e a atuar como indivíduos e cidadãos, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver uma relação construtiva consigo mesmos e com seu meio, colaborando para uma sociedade sustentável e socialmente justa.

Salas de Aula

É no movimento da aula que as ideias são compartilhadas e o conhecimento é construído. O professor conduz, orienta e estabelece metas juntamente com o aluno.

“Estudar pode ser, apenas, um verbo intransitivo: Eu estudo!, não havendo necessidade de complemento algum, por já ter sentido completo.Porém, outra utilização que dele fazemos leva-nos a considerá-lo verbo que necessita de muitos fins e outras razões:eu estudo para alguma coisa: para crescer, para compartilhar o conteúdo estudado, para modificar o Mundo”. (Paulo Afonso Ronca)

É dentro deste conceito de “estudar” que o Colégio Carpe Diem efetua seu compromisso de educar.

A partir do 6º ano os alunos passam a ter aulas de “Tutoria”. Mas… o que vem a ser tutoria? Qual a sua importância no processo educativo de nossos alunos? Há diversas definições para “tutoria” e “tutor”. Na proposta pedagógica que norteia toda a ação educativa no Colégio, entendemos a figura do professor tutor como aquele que procura atender as necessidades de um grupo de alunos, aconselhando-os e oferecendo-lhes momentos e recursos para otimizar o seu desenvolvimento. A tutoria é a ação que consiste em ajudar e orientar os alunos no âmbito acadêmico e profissional. São quatro os alicerces que direcionarão os alunos nos encontros de Tutoria: autoconhecimento, hábitos de estudo (enquanto tutoria individual), assembleias e ação social (enquanto tutoria de grupo). Contando com uma aula semanal, esses encontros favorecerão aos alunos alcançarem progressivamente maior autonomia e responsabilidade.

A língua espanhola é introduzida também no currículo a partir do 6º ano, um recurso a mais para ampliar a comunicação, a expressão e a cultura de nossos alunos. Aulas de Robótica passam a fazer parte da grade curricular do Ensino Fundamental II. Nessas aulas o aluno encontra a necessidade de buscar informações em áreas como: Biologia, Matemática e Física, além da aplicação de conceitos o seu projeto robótico.

Esporte

Nas aulas de Educação Física procuramos desenvolver os aspectos sociais, afetivos, cognitivos e psicomotores. As vitórias ou derrotas vivenciadas nas práticas desportivas fazem com que o aluno supere seus limites, alimente sua autoconfiança e o respeito a si e aos outros, reforçando elementos essenciais para seu desenvolvimento.

G.A.E. – Grupo de Apoio Escolar – Plantão de Dúvidas

Quando percebemos que o aluno de 2º ano a 4ª série encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais. Para os alunos de 5ª a 8ª série é oferecido mensalmente o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

O Colégio oferece alguns cursos extracurriculares que acontecem por módulos semestrais. Sendo assim mais uma oportunidade para o aluno descobrir e desenvolver suas habilidades e competências.

• Futebol

• Teatro

• Ginástica Artística

• Escolas de Esporte

• Tecido Acrobático

Contamos também com convênios em algumas academias de ballet, natação, tênis, equitação, violão, guitarra, teclado, sax e flauta.