Institucional

institucional-topo

Nossa História

Sonhos e Ideais que se transformam em Ação Educativa

Em 1978, foi fundado na cidade de Vinhedo-SP, o Instituto de Educação Guri. A atual direção assumiu a Escola em 1983 e dois anos depois, em 1985, foi fundada a Unidade II na cidade de Valinhos-SP.

Com o passar do tempo, a Escola cresceu e se separou da Unidade de Vinhedo em 1988, passando a se chamar “Escola de Educação Infantil Guri”.

Com novas diretrizes e direção inovada, em 1997 nasce o Colégio “Carpe Diem”, no Bairro Nova Itália.

Um espaço totalmente projetado e construído para atender alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Para que pudéssemos colher bons resultados logo no início a respeito da ação pedagógica educativa, o Colégio optou pela implantação gradativa: a cada ano, uma nova série foi implantada e assim em 2004 concluiu-se as oito séries do Ensino Fundamental.

2004 – Um Ano de Conquistas

A 1ª formatura da 8ª série aconteceu em Dezembro de 2004. Foi um marco na trajetória do Carpe Diem, uma experiência única. Acompanhar, contribuir e sentir-se responsável pelo desenvolvimento de uma criança até que ela se torne um jovem é muito gratificante. É isso que nos fortalece ainda mais a continuar a complexa e maravilhosa tarefa de educar.

Neste mesmo ano, o Carpe Diem teve a oportunidade de expandir suas metas administrativas, empresariais e pedagógicas. Em agosto de 2004 o Carpe Diem incorporou o Colégio São Bento de Vinhedo, atualmente Colégio Beneditino.

Por que Carpe Diem?

A expressão “Carpe Diem” origina-se do latim e significa “Colha o Dia”. Inspirado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Tom Schulman, o nome do colégio retrata sua própria meta.

“Viver intensamente cada dia, aproveitando e colhendo tudo aquilo que ele tem de melhor”.

O Colégio Carpe Diem é fundamentado em uma proposta pedagógica que consiste em desenvolver as habilidades e competências dos alunos, alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em uma prática educativa voltada aos interesses coletivos, sociais e humanos.
Para que nossos alunos valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital e colaborem para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, estabelecemos parcerias com ONG´s e órgãos públicos, desenvolvendo ações coletivas dentro e fora do Colégio.

AVALIAÇÃO

A avaliação no Colégio Carpe Diem é entendida como um processo contínuo de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar.
Entendemos que ela deve ocorrer:
– De forma contínua, no contexto das aulas regulares;
– De forma palalela, no final de cada trimestre;
– De forma intensiva, no final do período letivo.

Os resultados do processo de avaliação são expressos em notas trimestrais, obtidas após a análise de diversos instrumentos de avaliação e não apenas uma média aritmética.

A nota final mínima para promoção é de 6,0 (seis inteiros), sendo alcançada através da média ponderada das notas de cada período, atribuindo-se peso 1 para o primeiro e o segundo trimestre e peso 2 para o terceiro trimestre.

“Ninguém educa ninguém, nem tampouco ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”
Paulo Freire

G.A.E. – Grupo de Apoio Escolar – Plantão de Dúvidas

Quando percebemos que o aluno de 2º ano a 5ª ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.

Para os alunos de 6ª a 9ª ano e Ensino Médio é oferecido mensalmente o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“O sentido da avaliação é de encaminhamento (tomar providências) e não de constatação. Trabalhar com as diferenças individuais no sentido de uma educação voltada à formação de jovens autônomos, críticos, cooperativos é responsabilidade dos educadores no seu cotidiano”.
Jussara Hoffmann

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

O vínculo e a relação entre família e escola acontecem em encontros formais e informais de pais e professores, direção e coordenação pedagógica através das reuniões trimestrais, eventos, palestras e todas as oportunidades que favoreçam discutir, participar e concretizar a ideia de que todos estão em busca dos mesmos objetivos relacionados aos filhos e alunos.

DIA DAS MÃES

PALESTRAS EDUCACIONAIS

ENCONTRO DOS PAIS

Numa educação voltada para a cidadania e para o pensamento crítico, temos que ensinar nossos alunos não apenas a ver o que acontece com o mundo à sua volta, mas o que acontece com eles mesmos nas ações que realizam.

Respeitar e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo “outro” é uma de nossas metas.

“Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem”.
Legião Urbana

“Porque regra é a característica principal
das relações dos indivíduos em sociedade”.
Piaget

Ajudar a discutir, elaborar e seguir as regras estabelecidas pelo Colégio.

Em parceira com ONG’s e órgãos públicos, o Colégio envolve os alunos em campanhas e ações sociais em auxílio à comunidade.

“Visão sem ação é apenas um sonho
Ação sem visão só faz passar o tempo, mas…
Visão com ação pode mudar o mundo”
Joel Backer

Colégio Carpe Diem em Parceria com Pueri Domus

Desde o ano de 1994, o Colégio Carpe Diem passou a integrar um seleto grupo de escolas de todo o Brasil, que compõe o “Pueri Domus Escolas Associadas”.
As Escolas Associadas fazem parte de um programa educacional que tem início com a adoção de todo o elenco de apostilas utilizado pelos alunos do Pueri Domus, com uma assessoria completa na forma de cursos e orientação aos participantes.
Essa associação nos proporciona aprimorar nossos caminhos e nossos objetivos educacionais.

material_pueri

EQUIPE PEDAGÓGICA

A equipe pedagógica é formada por educadores que buscam garantir o segmento da filosofia e da proposta pedagógica implantada pelo Colégio.
Periodicamente a equipe se reúne com os professores para discussão, análise e aprimoramento das práticas e ações pedagógicas. Encontros individuais, coletivos e em grupos garantem o desenvolvimento de um trabalho sério e comprometido.

Equipe Pedagógica

Direção Geral:
Sandra F. Mathedi Concon
RG MEC 38.118
Pedagoga / Psicopedagoga
direcao@carpediemvalinhos.com.br
Fone: 3849-8760

Vice-Diretora:
Geslaine Cristina Robles
Vice-Diretora
vicedirecao@carpediemvalinhos.com.br
Fones: 3849-8760

Coordenação Pedagógica:
Valdirene Cristina Rocatto Julio
Coordenadora Pedagógica
coord.valdirene@carpediemvalinhos.com.br
Fone: 3849-8760

Célia Regina M. Morasi
Coordenadora Pedagógica
coord.celia@carpediemvalinhos.com.br
Fone: 3849-8760