Institucional

institucional-topo

Nossa História

Sonhos e Ideais que se transformam em Ação Educativa

Em 1978, foi fundado na cidade de Vinhedo-SP, o Instituto de Educação Guri. A atual direção assumiu a Escola em 1983 e dois anos depois, em 1985, foi fundada a Unidade II na cidade de Valinhos-SP.

Com o passar do tempo, a Escola cresceu e se separou da Unidade de Vinhedo em 1988, passando a se chamar “Escola de Educação Infantil Guri”.

Com novas diretrizes e direção inovada, em 1997 nasce o Colégio “Carpe Diem”, no Bairro Nova Itália.

Um espaço totalmente projetado e construído para atender alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Para que pudéssemos colher bons resultados logo no início a respeito da ação pedagógica educativa, o Colégio optou pela implantação gradativa: a cada ano, uma nova série foi implantada e assim em 2004 concluiu-se as oito séries do Ensino Fundamental.

2004 – Um Ano de Conquistas

A 1ª formatura da 8ª série aconteceu em Dezembro de 2004. Foi um marco na trajetória do Carpe Diem, uma experiência única. Acompanhar, contribuir e sentir-se responsável pelo desenvolvimento de uma criança até que ela se torne um jovem é muito gratificante. É isso que nos fortalece ainda mais a continuar a complexa e maravilhosa tarefa de educar.

Neste mesmo ano, o Carpe Diem teve a oportunidade de expandir suas metas administrativas, empresariais e pedagógicas. Em agosto de 2004 o Carpe Diem incorporou o Colégio São Bento de Vinhedo, atualmente Colégio Beneditino.

Por que Carpe Diem?

A expressão “Carpe Diem” origina-se do latim e significa “Colha o Dia”. Inspirado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Tom Schulman, o nome do colégio retrata sua própria meta.

“Viver intensamente cada dia, aproveitando e colhendo tudo aquilo que ele tem de melhor”.

Uma Ação Educativa vivida na Cidadania, na Ética, na Solidariedade e no Compromisso Social.
Fundamentada nas teorias de Vygotsky e Piaget, a proposta pedagógica do Colégio Carpe Diem consiste em desenvolver as habilidades e competências do aluno numa prática educativa voltada aos interesses coletivos: sociais e humanos.

O conhecimento é visto pela equipe escolar como algo construído a partir da relação homem-sociedade.

Compartilhar ideias, interagir com o outro, construir, ocupar e usufruir do mesmo espaço físico, ser e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo outro é desenvolver a análise crítica, a solidariedade e a ética: elementos fundamentais para a formação do aluno enquanto ser humano.

Não queremos apenas que o aluno teorize futuramente sobre um ser ético, solidário e comprometido com o bem comum. Queremos que ele vivencie a ética, a solidariedade e o compromisso social em cada ação realizada na rotina do ambiente escolar.

“Ninguém educa ninguém, nem tampouco ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”
Paulo Freire

No Colégio Carpe Diem, a sala de aula deve ser um espaço revolucionário, plural de liberdade e de diálogo com o mundo e com os outros.

Avaliação
A avaliação no Colégio Carpe Diem é entendida como um processo contínuo de informações, análises e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar.

Os resultados do processo de avaliação são expressos em notas de 0 (zero) a 10 (dez) ao término de cada trimestre. Estes resultam de uma síntese realizada pelo professor, que representa o desempenho do educando no trimestre após a aplicação de diversificados instrumentos, e não, de uma média aritmética de notas obtidas.

A nota final mínima para promoção é 6,0 (seis inteiros), sendo obtida através da média ponderada das notas de cada período, atribuindo-se peso 1 (um) para o primeiro e o segundo trimestre e peso 2 (dois) para o terceiro trimestre.
A avaliação da aprendizagem deve ocorrer: – De forma contínua, no contexto das aulas regulares; – De forma paralela, no final de cada trimestre, em horários opostos das aulas; – De forma intensiva, no final do período letivo.

Recuperação
De acordo com o Regimento do Colégio, a recuperação é realizada em 3 momentos:

Contínua: é oferecida a todos os alunos durante o trimestre.

Paralela: é obrigatória para os alunos que não atingiram a nota mínima. É realizada em período oposto.

Intensiva: é obrigatória, e destinada aos alunos que não atingiram a nota mínima realizada no final do período letivo.

G.A.E. – Grupo de Apoio Escolar – Plantão de Dúvidas
Quando percebemos que o aluno de 2º ano a 5ª ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.

Para os alunos de 6ª a 9ª ano e Ensino Médio é oferecido mensalmente o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“O sentido da avaliação é de encaminhamento (tomar providências) e não de constatação. Trabalhar com as diferenças individuais no sentido de uma educação voltada à formação de jovens autônomos, críticos, cooperativos é responsabilidade dos educadores no seu cotidiano”.
Jussara Hoffmann

 

 

O vínculo e a relação entre família e escola acontecem em encontros formais e informais de pais e professores, direção e coordenação pedagógica através das reuniões trimestrais, eventos, palestras e todas as oportunidades que favoreçam discutir, participar e concretizar a ideia de que família e escola devem partir em busca de objetivos comuns relacionados à vida, à felicidade e ao bem estar de nossos filhos e alunos.

 

DIA DAS MÃES

 

PALESTRAS EDUCACIONAIS

 

ENCONTRO DOS PAIS

Numa educação voltada para a cidadania e para o pensamento crítico, temos que ensinar nossos alunos não apenas a ver o que acontece com o mundo à sua volta, mas o que acontece com eles mesmos nas ações que realizam.

Respeitar e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo “outro” é uma de nossas metas.

“Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem”.
Legião Urbana

“Porque regra é a característica principal
das relações dos indivíduos em sociedade”.
Piaget

Ajudar a discutir, elaborar e seguir as regras estabelecidas pelo Colégio.

Em parceira com ONG’s e órgãos públicos, o Colégio envolve os alunos em campanhas e ações sociais em auxílio à comunidade.

“Visão sem ação é apenas um sonho
Ação sem visão só faz passar o tempo, mas…
Visão com ação pode mudar o mundo”
Joel Backer

Colégio Carpe Diem em Parceria com Pueri Domus

Desde o ano de 1994, o Colégio Carpe Diem passou a integrar um seleto grupo de escolas de todo o Brasil, que compõe o “Pueri Domus Escolas Associadas”.
As Escolas Associadas fazem parte de um programa educacional que tem início com a adoção de todo o elenco de apostilas utilizado pelos alunos do Pueri Domus, com uma assessoria completa na forma de cursos e orientação aos participantes.
Essa associação nos proporciona aprimorar nossos caminhos e nossos objetivos educacionais.

 

material_pueri

A coordenação pedagógica é formada por uma equipe de cinco educadores que buscam garantir o segmento da filosofia e da proposta pedagógica do Colégio Carpe Diem.

Semanalmente, a equipe se reúne com os professores para discussão, análise e aprimoramento das práticas e ações pedagógicas. Encontros individuais, coletivos e em subgrupos garantem o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sério e comprometido.

Equipe Pedagógica

Direção Geral:
Sandra F. Mathedi Concon
RG MEC 38.118
Pedagoga / Psicopedagoga
direcao@carpediemvalinhos.com.br
Fone: 3849-8760 Ramal 215

Vice-Diretora:
Geslaine Cristina Robles
Vice-Diretora
vicedirecao@carpediemvalinhos.com.br
Fones: 3849-8760 Ramal 225

Coordenação Pedagógica:
Valdirene Cristina Rocatto Julio
Coordenadora Pedagógica
coord.valdirene@carpediemvalinhos.com.br
Fone: 3849-8760 Ramal 213

Célia Regina M. Morasi
Coordenadora Pedagógica
coord.celia@colegiobeneditino.com.br
Fone: 3876-3945 Ramal 31
Fone: 3849-8760 Ramal 213

Simone Taraborelli
Coordenadora Pedagógica
coord.simone@colegiobeneditino.com.br
Fone:3849-8760 Ramal 231

Roberta Carvalho
Orientadora Educacional
orientadoraeducacional@carpediemvalinhos.com.br
Fones: 3849-8760 Ramal 220