Quem Somos

Colégio Carpe Diem

Nossa História

Sonhos e Ideais que se transformam em Ação Educativa
Em 1978, foi fundado na cidade de Vinhedo-SP, o Instituto de Educação Guri. A atual direção assumiu a Escola em 1983 e dois anos depois, em 1985, foi fundada a Unidade II na cidade de Valinhos/SP.
Com o passar do tempo, a Escola cresceu e se separou da Unidade de Vinhedo em 1988, passando a se chamar “Escola de Educação Infantil Guri”.
Com novas diretrizes e direção inovada, em 1997 nasce o Colégio “Carpe Diem”, no Bairro Nova Itália.
Um espaço totalmente projetado e construído para atender alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Para que pudéssemos colher bons resultados logo no início a respeito da ação pedagógica educativa, o Colégio optou pela implantação gradativa: a cada ano, uma nova série foi implantada e assim em 2004 concluiu-se as oito séries do Ensino Fundamental.
2004 – Um Ano de Conquistas
A 1ª formatura da 8ª série aconteceu em Dezembro de 2004. Foi um marco na trajetória do Carpe Diem, uma experiência única. Acompanhar, contribuir e sentir-se responsável pelo desenvolvimento de uma criança até que ela se torne um jovem é muito gratificante. É isso que nos fortalece ainda mais a continuar a complexa e maravilhosa tarefa de educar.
Neste mesmo ano, o Carpe Diem teve a oportunidade de expandir suas metas administrativas, empresariais e pedagógicas. Em agosto de 2004 o Carpe Diem incorporou o Colégio São Bento de Vinhedo, atualmente Colégio Beneditino.
Por que Carpe Diem? A expressão “Carpe Diem” origina-se do latim e significa “Colha o Dia”. Inspirado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Tom Schulman, o nome do colégio retrata sua própria meta.

“Viver intensamente cada dia, aproveitando e colhendo tudo aquilo que ele tem de melhor”.

Conheça um pouco melhor do nosso espaço físico.

Parceiros
O Colégio Carpe Diem é fundamentado em uma proposta pedagógica que consiste em desenvolver as habilidades e competências dos alunos, alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em uma prática educativa voltada aos interesses coletivos, sociais e humanos. Para que nossos alunos valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital e colaborem para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, estabelecemos parcerias com ONG´s e órgãos públicos, desenvolvendo ações coletivas dentro e fora do Colégio.
AVALIAÇÃO
A avaliação no Colégio Carpe Diem é entendida como um processo contínuo de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar.Para que nossos alunos valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital e colaborem para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, estabelecemos parcerias com ONG´s e órgãos públicos, desenvolvendo ações coletivas dentro e fora do Colégio.
Entendemos que ela deve ocorrer:
Os resultados do processo de avaliação são expressos em notas trimestrais, obtidas após a análise de diversos instrumentos de avaliação e não apenas uma média aritmética.
A nota final mínima para promoção é de 6,0 (seis inteiros), sendo alcançada através da média ponderada das notas de cada período, atribuindo-se peso 1 para o primeiro e o segundo trimestre e peso 2 para o terceiro trimestre.

“Ninguém educa ninguém, nem tampouco ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão.”

Grupo de Apoio Escolar (G.A.E.) – Plantão de Dúvidas
Quando percebemos que o aluno de 1º ano a 5ª ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.
Para os alunos de 6ª a 9ª ano é oferecido o Plantão de Dúvidas que acontece de acordo com as necessidades da sala. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“O sentido da avaliação é de encaminhamento (tomar providências) e não de constatação. Trabalhar com as diferenças individuais no sentido de uma educação voltada à formação de jovens autônomos, críticos, cooperativos é responsabilidade dos educadores no seu cotidiano.”

O vínculo e a relação entre família e escola acontecem em encontros formais e informais on-line e presenciais, com pais e professores, direção e coordenação pedagógica através das reuniões trimestrais, eventos, palestras e todas as oportunidades que favoreçam discutir, participar e concretizar a ideia de que todos estão em busca dos mesmos objetivos relacionados aos filhos e alunos. Para que nossos alunos valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital e colaborem para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, estabelecemos parcerias com ONG´s e órgãos públicos, desenvolvendo ações coletivas dentro e fora do Colégio.

Numa educação voltada para a cidadania e para o pensamento crítico, temos que ensinar nossos alunos não apenas a ver o que acontece com o mundo à sua volta, mas o que acontece com eles mesmos nas ações que realizam. Respeitar e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo “outro” é uma de nossas metas através das aulas de Convivência (Ensino Fundamental I) e Tutoria (Ensino Fundamental II).

“Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem.”

“Porque regra é a característica principal das relações dos indivíduos em sociedade.”

Em parceira com ONG’s e órgãos públicos, o Colégio Carpe Diem envolve os alunos em campanhas e ações sociais em auxílio à comunidade.

“Visão sem ação é apenas um sonho. Ação sem visão só faz passar o tempo, mas…Visão com ação pode mudar o mundo.”

A equipe pedagógica é formada por educadores que buscam garantir o segmento da filosofia e da proposta pedagógica implantada pelo Colégio Carpe Diem.
Periodicamente a equipe se reúne com os professores para discussão, análise e aprimoramento das práticas e ações pedagógicas. Encontros individuais, coletivos e em grupos garantem o desenvolvimento de um trabalho sério e comprometido.
Sandra F. Mathedi Concon
Direção Geral
RG MEC 38.118 – Pedagoga / Psicopedagoga
Geslaine Cristina Robles
Vice-Diretora
Valdirene Cristina Rocatto Julio
Coordenadora Pedagógica
RG MEC 38.118 – Pedagoga / Psicopedagoga
Célia Regina M. Morasi
Coordenadora Pedagógica
Mariana Moya Nogueira Cheganças
Orientadora Pedagógica